quarta-feira, 6 de julho de 2011

Direitos humanos - Imagens: trabalho escravo, trabalho infantil e pobreza pelo mundo

Direitos humanos

Imagens: trabalho escravo, trabalho infantil e pobreza pelo mundo

Reproduzo hoje esta coleção de fotos tiradas pelo fotógrafo Sebastião Salgado das injustiças sociais ao redor do mundo, publicada originalmente na Revista Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

trabalho escravo no sul da índiatrabalho escravo no Sul da índia

Trabalhadores da Allana Coffee Curing Works. Karnataka, sul da Índia, 2003

Uma mulher mal alimentada espera sua vez num hospital Gourma Rhahous. Mali, 1985

Uma mulher mal alimentada espera sua vez num hospital Gourma Rhahous. Mali, 1985

Filho de pecuarista, Sebastião Salgado é o único filho homem entre sete irmãs. Mudou-se para São Paulo para estudar economia na Universidade de São Paulo, tornando-se mestre em economia em 1968. Em Paris passou a estudar na Escola Nacional de Estatísticas Econômicas, onde obteve doutorado em 1971. Passou a trabalhar na África, para a Organização Internacional do Café, atividade a que se dedicou até 1973. De volta a Paris, começou a trabalhar como repórter fotografo free-lancer. Passou depois a trabalhar para agências de prestígio, como a Magnum Photos, em 1979. De 1979 a 1994 dedicou-se a vários projetos, entre os quais a cobertura da guerra de Angola, o sequestro de israelenses em Entebe e o atentado ao presidente Ronald Reagan, dos EUA. Viajando pela América do Sul, captou imagens que resultaram na exposição e no livro Outras Américas, em 1986. Ainda na década de 1980, trabalhou 15 meses com o grupo francês Médicos sem Fronteiras durante a seca na região do Sahel, na África. Na viagem, produziu Sahel: O Homem em Pânico (1986), um documento sobre a dignidade e a perseverança de pessoas nas mais extremas condições. Em 1993 dedicou-se a um projeto sobre a extinção do trabalho manual, em 26 países, do que resultou o álbum Trabalhadores. Em seguida, produziu Terra: Luta dos Sem-Terra (1997), sobre a luta pela terra no Brasil, e Êxodos e Crianças (2000), retratando a vida de retirantes, refugiados e migrantes de 41 países. Sebastião Salgado fundou sua própria agência, a Amazonas Images, em 1994, e realizou diversas viagens para documentar populações marginalizadas de 41 países. Atualmente, dedica-se ao projeto Gênesis, no qual busca fotografar o “planeta original”, lugares do mundo intocados pela destruição.

Continue lendo no link:

http://www.comunistas.spruz.com/pt/Direitos-humanos---Imagens-trabalho-escravo-trabalho-infantil-e-pobreza-pelo-mundo/blog.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário