domingo, 25 de dezembro de 2016

Guerra na Ucrânia - Flashmob na estação de trem de Donetsk

A Ucrânia nunca foi um estado unitário. O sudeste da Ucrânia sempre foi predominantemente de língua russa e culturalmente próximo à Rússia. Essa Ucrânia de expressão russa foi silenciada pelo atual regime nacionalista no poder em Kiev. Recentemente, esta parte da Ucrânia se fez ouvir através de uma bela iniciativa espontânea de cidadãos comuns - flashmobs cantando canções soviéticas nas estações centrais de trem.



Foi provocado na cidade de Zaporizhzhia, onde os estudantes locais cantaram a "Primavera na rua de Zarechnaia" para felicitar a fábrica de aço principal da cidade, Zaporizhstal, em seu 80º aniversário. Este flashmob teve um efeito de bola de neve. Em 22 de novembro, em Kharkiv, a juventude organizou sua própria multidão de flashmob cantando. Eles tocaram a canção "Staryi klyon" (Old Maple Tree) da famosa comédia soviética 'Dievchata' ('Girls') de 1961. Em 27 de novembro em Odessa, os jovens cantavam "Smuglianka", uma canção do filme culto soviético "V boi idut odni stariki" ("Somente os veteranos estão indo para a batalha"). Hoje em Mariupol, uma grande cidade da região de Donetsk sob o controle de paramilitares ucranianos e as tropas, os moradores, principalmente mulheres e meninas, se reuniram na estação de correios central e executaram uma canção muito popular "Ya lyublyu tebya, zhizn" (eu te amo, vida).



Hoje, Donetsk juntou-se em solidariedade com os flashmobs cantando. Na estação de trem central em Donetskity, a juventude local executou uma canção soviética famosa 'Ot geroiev bylykh vriemen' (heróis dos tempos passados).



As pessoas em todo o Sudeste da Ucrânia estão mostrando solidariedade umas com as outras. Eles mostraram ao mundo inteiro que a Ucrânia de expressão russa, orgulhosa do passado soviético, está viva e bem. Nenhum decreto e nenhuma iniciativa de cima para baixo podem matar o espírito desta Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário