domingo, 31 de julho de 2016

Assassina loira: Neonazista de 19 anos é presa após roubo e assassinato - 07.05.2015

Assassina loira: Neonazista de 19 anos é presa após roubo e assassinato - 07.05.2015





Promotores Kiev relataram a prisão da voluntária de 19 anos de idade, Vita Zaverukha, do Batalhão Aidar que é suspeita de servir como cúmplice na morte de dois policiais ucranianos e a lesão de mais três na sequência de um assalto a um posto de gasolina em Kiev que ocorreu em 4 de maio, relatou a mídia ucraniana.


"Como parte do inquérito do processo penal sobre um ataque a um posto de gasolina e as mortes de policiais na noite de 04 de maio em Kiev, outro suspeito foi preso: um residente de 19 anos de idade, de Vinnitsa," lê-se numa declaração no site do escritório do promotor de Kiev.


O comunicado acrescenta que Zaverukha foi detida sob o artigo do código penal para um "atentado contra a vida de um oficial da lei."


Zaverukha, uma voluntária Batalhão nacionalista radical Aidar com visões abertamente neonazistas, foi brevemente celebrizada como um queridinha da mídia no ano passado como uma "heroína lutando contra os separatistas".


O banditismo inadulterado


Em 4 de maio, vários suspeitos participaram do assalto a um posto de gasolina Kiev, atirando e ferindo o atendente. Chegando no local e descobriram os detalhes sobre o carro dos suspeitos, a polícia fez a perseguição. Chegando no carro, o carro dos policiais foi atingido com uma rajada de metralhadora, que perfurou os coletes à prova de balas dos policiais, matando os oficiais Yuri Romanenko e Yuri Hristenok e ferindo um terceiro policial. Mais policiais chegaram, perseguindo o veículo dos suspeitos em um beco sem saída, onde mais dois policiais ficaram feridos; um bandido foi morto e outros três capturados.


Citando ex-voluntário do Batalhão Kiev-2 Evgeniy Karas, Vesti relatou que quatro cúmplices do sexo masculino de Zaverukha eram todos membros de batalhões de voluntários que lutam no leste da zona da "operação anti-terrorista" do país. Entre eles estava Vadim Pinus, 23, um combatente do Batalhão Azov condecorado, que foi morto no tiroteio com a polícia.


Os outros incluem Evgeniy Koshelyuk, de 20 anos, um voluntário que serviu nos batalhões Azov, Aidar e Tornado, atirador de 17 anos de idade, Andrei Romanyuk, e Nikolai Monishenko de 17 anos, um ativista de organizações ultranacionalistas, que tinha alugado o apartamento onde os suspeitos se esconderam após o ataque a policiais.


Notas da declaração do promotor de Kiev diz que Zaverukha se juntou ao voluntário Batalhão nacionalista Aidar ano passado, também é suspeita de participar de um ataque a tiros em um posto de polícia de trânsito no Bykovnya que ocorreu em 2 de Maio.
O Batalhão Aidar é um dos vários grupos de milícias de voluntários que foram formadas após o golpe Maidan no ano passado; Desde então, ele foi colocado sob o comando do Ministério da Defesa ucraniano. Amnistia Internacional e a OSCE (Organização de Segurança e Cooperação da Europa) acusaram o batalhão de abusos de direitos humanos e crimes de guerra contra civis no leste da Ucrânia.


Zaverukha, A neonazista querida da Mídia


Zaverukha, que é conhecido entre os usuários de mídia social da Ucrânia por seus pontos de vista neonazista, acredita-se que participou em 2 de maio de 2014 dos ataques na Casa dos Sindicatos de Odessa, que resultaram na queima e mortes por tiros de várias dezenas de ativistas anti-Maidan. Ela também é suspeita de tentar destruir uma estação de energia térmica em Lugansk controlado por milícias e de tentar organizar o roubo do escritório de uma empresa russa que opera em sua cidade natal Vinnitsa, região central da Ucrânia. Em março, um vídeo apareceu mostrando Zaverukha disparando um RPG (Lança-granadas) numa vila em Donbass "apenas por diversão".






No ano passado, Zaverukha tornou-se um pouco, uma queridinho da mídia, tanto na imprensa ucraniana como nas estrangeiras, e até mesmo glorificada como "Joana D’Arc da Ucrânia." No ano passado, a revista de moda Elle da França foi forçado a emitir um pedido de desculpas depois de publicar uma foto estilizada de Zaverukha em sua revista. Afirmando que eles estavam "chocados ao saber... as verdadeiras crenças ideológicas dessa mulher", o jornal afirmou que "Condenamos energicamente todas e quaisquer ideologias xenófoba, anti-semita, racista e nazista".



Usuários e comentaristas de mídia social estão agora perguntando se o Ministro dos Assuntos Internos Ucraniano Arsen Avakov, um defensor declarado dos batalhões de voluntários que operam na chamada "operação anti-terrorista" no leste da Ucrânia, terá a coragem para levar a cabo os processos contra o assassinos dos policiais até a condenação.


Ekaterina Roshuk, o ex-diretor-gerente do Kyiv Times, comentou sobre o caso de Zaveruha em um post no Facebook, observando que Zaverukha tinha "por muito tempo" aterrorizado "a cidade, sem ninguém ser capaz de fazer qualquer coisa com ela. A polícia estava com medo de tocar numa heroína da Operação Anti-Terrorista, que por sua vez foi usada como licença para exercer a ilegalidade".




"A Nazista vira-lata Vita Zaverukha foi capturada! Ela foi presa!"


Roshuk notou com preocupação que se os "heróis" estão fazendo isso em Kiev, o que estão fazendo na zona da Operação Anti-Terrorista, onde não existem "maus" policiais ucranianos, mas apenas o "Mundo russo" versus os “Heróis”?


Comentando sobre a proliferação de batalhões de voluntários armados em todo Ucrânia, o jornalista também afirmou que "até que o monopólio do uso da força seja devolvido para os órgãos de segurança, a vida vai ser perigosa. E a polícia, o Serviço de Segurança e os promotores militares têm um monte de trabalho a fazer. "


Fonte: http://sputniknews.com/europe/20150507/1021824365.html

Um comentário: