sábado, 27 de agosto de 2016

Sobre o Nazismo Ucraniano e a Guerra na Ucrânia (Resposta à Marcel Nion)

Sobre Nazismo Ucraniano e a Guerra na Ucrânia (Resposta à Marcel Nion)

Marcel Nion, inscrito no nosso canal, nos mandou perguntas para o ucraniano de Donetsk, Dmytro Khavro. Abaixo coloco as questões dele e as respostas que Dmytro nos forneceu.
1º) Existe alguma área na região de Donetsk que não corre risco de ataques governamentais, aonde a população pode de forma plena ou não tão limitada seguir sua rotina de trabalho e atividades de forma normal ou pelo menos não tão apreensiva em relação aos ataques militares governamentais?
Dmytro: Sim, existe. Tem uma zona mais longe da frente (mais perto da Rússia) de Donetsk, onde a artilharia ucraniana não chega. Mas esta zona é muito pequena, e por norma lá vivem os deputados, políticos, generais, os caras da OSDE e gente rica, com mais dinheiro.
Quanto a Lugansk, não sei, mas calculo que também exista. Mas Lugansk sempre foi "mais calmo" em relação a Donetsk.
2º) Sobe a ótica de quem vive na Ucrânia, o que é possível dizer sobe o quão real ou fictício é a existência de um sentimento, orgulho ou tendência fascista que se diz brotar na população ucraniana???
3º) Se existe um sentimento "fascista" na Ucrânia, oque ele realmente é? Ele é um orgulho nacionalista "moderado" (fascismo disfarçado, escondido) entre a própria população, um fascismo escrachado, um nazismo assumido ou xenofobia contra os russos???
Dmytro: Na Ucrânia existem várias pessoas. Tem aquelas que não se interessam minimamente por aquilo que está acontecendo. Tem outros que interessam-se, mas veem apenas a mídia ucraniana (na Ucrania só é permitida midia ucraniana, outras são proibidas) que pertence ao governo Ucraniano. Midia ucraniana, pertence ao governo ucraniano.. está a ver que tipo de mídia é, né?
Tem outras pessoas que até percebem o que se passa, sabem que a midia nao diz a verdade, ( geralmente sao pessoas que ja estiveram na frente de combate ou tem conhecidos que la estiveram) mas consideram que quem não é "patriota", quem nao apoia a revolução, tem de ser morto. Isso não é bem fascismo ( se eu entendo bem o sentido dessa palavra) mas é uma posição muito radical. Inclusive há aqueles que consideram que em Donbass vivem pessoas que se consideram etnicamente russos, e como tal, devem ser mortas.
E existem outras, que apoiam Donbass e a milicia. Este apoio claro não é publico, vc n pode ir para a rua e dizer que apoia DNR vc vai preso por isso obviamente, mas falando com a pessoa vc descobre isso. A maioria destas pessoas vivem na Ucrania central e Leste ( Zaporizhya, Odessa, Kharkiv, Kherson, Nykolaev).
(Mapa político da Ucrânia com os nomes das regiões)
4ª) Em sua opinião quem é, qual faixa etária, econômica e de que tamanho e dimensão é a classe(s) que adere e ou produz esta atitude e postura "nacionalista"(fascista, xenofóbica, nazista)???
Dmytro: A maioria das pessoas que tem ideias fascistas, são jovens, 20-25 anos. Não digo todos pois ja encontrei pessoas de todas as classes etárias com ideias semelhantes, até ja vi uma mulher de 60 anos que me disse que Donbass tem de ser eliminado da fase da terra porque lá vivem "traidores". Mas a maioria, são jovens.
(Família ucraniana numa manifestação em homenagem à Divisão Nazista SS Galícia)
5º) Qual é o desejo e a esperança que o povo de Donetsk almeja, ser uma região ucraniana tradicional, região autônoma, tornar-se parte da federação Russa?
Dmytro: Não sei bem pois nunca vi um referendo sobre isso, mas a ideia que tenho falando com pessoas que conheço, aproximadamente 70% quer se juntar a Rússia ou pelo menos, ficar independente da Ucrânia. 20% Pessoas que não ligam para a politica e apenas querem que acabe a guerra, pouco importa se ficarão na Russia, Ucrânia ou independentes, e outros 10% até gostavam de ficar na Ucrânia, mas com um governo diferente do que está la agora.
(Montagem com o mapa da Novarrússia, incluindo regiões ainda sob controle ucraniano)
6º) Depois da guerra, que planos pretende seguir Donetsk para se recuperar econômico, social e estruturalmente? qual é a impressão ou palpite da população sobre estes planos para o futuro?
Dmytro: Não sei responder pois desconheço esses planos. Eles existem, e pouco a pouco vai se construindo o que foi destruido. Escolas, casas, hospitais... mas amanha há um ataque e fica tudo destruido novamente. Penso que tem de se acabar a guerra primeiro, e só depois começar a reconstruir. Não sei como Donetsk irá recuperar e quais serão os planos. Quanto a situação economica, Donetsk e Lugansk sempre foram regioes que produziam muito, a região que mais produzia na Ucrania até 2014, foi Donbass. Portanto penso que a parte economica, nao será um problema se eles reconstruirem aquilo que foi destruido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário