sábado, 11 de fevereiro de 2017

Guerra na Ucrânia - Opinião de Saker sobre o assassinato do miliciano antifascista Givi

Guerra na Ucrânia - Opinião do Saker sobre o assassinato do miliciano antifascista Givi

O Blogueiro e estrategista militar russo conhecido como Saker (http://thesaker.is) é um dos que mais acertaram as análises sobre a guerra na Ucrânia e na Síria.

O tenente-coronel Mikhail Sergeyevich Tolstykh, também conhecido como "Givi", foi assassinado - 08.02.2017

Este é um daqueles momentos em que eu sinceramente desejaria que eu tivesse errado e que aqueles que me criticaram por levantar o alarme após o assassinato da Motorola tivessem certos. Em vez disso, um dos meus piores temores já se materializou: o tenente-coronel Mikhail Sergeyevich Tolstykh, também conhecido como "Givi", foi assassinado.
Isso é o que você recebe por não fazer as perguntas difíceis e por estupidamente negar que há um grande problema.

Francamente, estou muito enojado para escrever uma análise pessoal. Além disso, o coronel Cassad já disse tudo o que poderia e deveria ser dito neste momento. Tudo o que vou fazer é oferecer um resumo traduzido de suas principais conclusões: 1. O assassinato está sendo investigado. Não há suspeitos no momento.
2. Uma vez que, com uma exceção, nenhum dos assassinatos de altos números de Lugansk/Donetsk foram investigados com sucesso - não prenda a respiração.

3. Givi foi morto em seu escritório por um atirador de chama reativa do tipo RPO-A Smel. Os assassinos sabiam onde e quando Givi estaria, o que mostra que ele estava sob observação direta. Sua equipe de proteção pessoal e a contra-inteligência de Donetsk parecem ser totalmente ignorantes. Quanto aos que o assassinaram, eles sabiam como entrar e sair sem ser detectados.


4. Givi tinha um papel político menor, ele estava muito feliz de ser um comandante tático, ele estava em registro totalmente apoiando Zakharchenko (e Putin, eu acrescentaria).

Linha de fundo: isso é totalmente e completamente indesculpável. O RPO-A tem um alcance de cerca de 150-400m (dependendo do kit real e a proficiência do operador) e para atacar o escritório de Givi os assassinos devem ter tido linha de vista direta. No que me diz respeito, muitas cabeças devem rolar agora, especialmente depois do assassinato de Motorola que deveria ter servido como um despertar muito doloroso para a vergonhosa realidade que a contra-inteligência e segurança da República Popular de Donetsk é claramente completamente disfuncional. Neste momento também estou inclinado a culpar a Rússia por não ter pisado em seguir o assassinato da Motorola e restaurado um mínimo de segurança nas repúblicas de Donetsk/Lugansk. E para aqueles que vão me acusar de exagerar, vou fazer uma pergunta simples: o que levaria você admitir que há um problema - você realmente quer ver Zakharchenko morto em seguida?

Quanto à pergunta "quem o fez?", Agora estou revisando minha avaliação de quão difícil seria montar uma operação como essa para baixo e eu estou começando a pensar que os ukronazis realmente poderiam estar por trás disso. Inicialmente, eu tinha descartado essa opção devido à notória incompetência da SBU (serviço de segurança da Ucrânia)  e do resto das organizações terroristas Ukronazis, mas agora estou começando a acreditar que a "incompetência" dos ukronazis, especialmente se treinados por operadores ocidentais, poderia ser comparada favoravelmente à "competência" dos serviços de segurança das repúblicas de Donetsk e Lugansk.

Vou concluir este post, repetindo o que eu escrevi quando a Motorola foi morto: A verdadeira questão não é quem tinha os meios para executar tal operação, mas por que alguém teria tido a oportunidade de fazê-lo?!


Com os santos dê descanso, ó Cristo, à alma de Teu servo Mikhail onde não há dor, nem tristeza, nem sofrimento, mas vida eterna.

Ass: The Saker

PS: em termos de consequências, o assassinato de Givi não fará absolutamente nenhuma diferença. Sim, muita gente boa vai chorá-lo, estamos todos de coração partido, mas agora são vários anos que Givi não desempenhou papel crucial na Novarrússia, especialmente não em termos militares. Por todas as suas qualidades pessoais imensas, Givi não era um especialista militar real (nenhum dos líderes de Novarrússia são, tanto quanto eu sei). Assim, os cérebros militares *reais* por trás da defesa das repúblicas da Novarrússia são "as pessoas de trás das cenas" que você nunca vê na TV, que se formaram em várias academias militares e que têm ampla experiência de combate pessoal. E sim, muitos deles provavelmente vêm da, ou relatam a, Rússia.

Fonte: http://thesaker.is/lieutenant-colonel-mikhail-sergeyevich-tolstykh-aka-givi-has-been-murdered/

Nenhum comentário:

Postar um comentário