quarta-feira, 10 de maio de 2017

A Parada dos Perdedores: Prisioneiros nazistas exibidos em Moscou - 17.07.1944

Em 7 de julho de 1944 a "Parada de perdedores" levou 57.600 prisioneiros alemães no Anel Garden. Entre eles estavam mais de dois mil oficiais e 18 generais. A ideia de tal desfile solicitado para filmes de propaganda nazista, que enfatizava que os soldados alemães em breve realizariam um desfile da vitória em Moscou.



Stalin decidiu mostrar ao mundo o desfile de soldados alemães em Moscou, somente com soldados alemães capturados. A organização da "Parada de perdedores" em Moscou teve um efeito de propaganda enorme. Durante esta operação, que foi chamado de "A Grande Valsa", foi envolvida a NKVD.



Todos os prisioneiros que participaram do desfile foram levados para Moscou em 11 trens. Todos eles se reuniram no estádio "Dynamo" e na pista. Na manhã de 17 de Julho, eles formaram uma coluna de 600 pessoas e divididos em dois grupos, que foram realizadas em rotas diferentes. Primeiro vieram os generais em seus uniformes e prêmios, em seguida, os oficiais e soldados. Diretamente por trás das colunas rodavam máquinas de rega, que estão simbolicamente lavando a sujeira das ruas de Moscou, lavando o espírito da marcha fascista.



Os prisioneiros foram escoltados pela cavalaria com espadas, e os guardas com rifles. A procissão foi pacífica, não ocorreram incidentes. Moscovitas, que não viram soldados alemães reagiram aos presos com segurança. Foi gravado apenas quatro casos de inválidos de guerra de muletas que tentaram atacar os nazistas, mas eles foram parados pela segurança



Nenhum comentário:

Postar um comentário