segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mario Kosel Filho: o jovem soldado que se tornou martir da extrema-direita brasileira


Mário Kosel Filho: o jovem soldado que se tornou mártir da extrema-direita brasileira

     Antes                                                                                     Depois

Ontem (13/11/2011) um homem reacionário conversou comigo no twitter. Ele me falou sobre Mário Korel Filho, jovem soldado que foi morto num atentado da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) ao QG do II Exército, em São Paulo, em 26/06/1968. Já conhecia essa história. Li sobre isso no livro de Alfredo Sirkis, Os Carbonários, leiam o trecho abaixo:
“Pouco tempo mais tarde, foi a bomba no QG do IIº Exército. Dias antes, falando na TV sobre o roubo de uma dezena de FAL no Hospital Militar, o comandante do mesmo, general Carvalho Lisboa, desafiara os autores a fazer a mesma coisa no quartel dele.
Só que exageraram.
Uma perua carregada com uns vinte quilos de dinamite foi atirada contra o quartel-general, visando entrar portão adentro e mandar pelos ares os alojamentos de oficiais e comando. Os sentinelas perceberam e abriram fogo, ferindo o motorista que pulou antes do tempo. A perua se desviou e bateu no muro. Ficou parada e depois estourou, num estrondo que sacudiu meia São Paulo.
Matou um cabo que virou herói nacional.”
Sirkis, Alfredo. Os Carbonários: memórias da guerrilha perdida. 1981. p. 93.

Nessa época Sirkis ainda não havia entrado na VPR. Ele narra no livro que esse tipo de atentado já era criticado pelo movimento estudantil.
O twitteiro chama-se Adilson Domingos (@adilsondomingos) e, em seu blog, ele diz ser Bombeiro Militar (sic). Ele me deu esse link:
O texto do link ele copiou do A Verdade Sufocada site de ex-militares torturadores que protestam contra a Comissão da Verdade recém criada pelo governo. Como eu não tenho paciência e nem tempo livre o suficiente para ficar replicando argumentos tão intelectualmente ricos como esse que ele me fez:
@eduardolm17 Então meu caro "Historiador" se a verdade é muito para você descupe-me, mas p/ mim terrorista bom é terrorista morto #Dilma_cia
Eu prefiro analisar o texto que ele me enviou para dar minha opinião sobre o episódio, separarei alguns trechos do texto:

Continue lendo no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário